domingo, 20 de julho de 2008

Uma visão da FLIP



A Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, como é mais conhecida, é um dos eventos literários mais conhecidos do país e o mais esperado da cidade de Paraty. Esse ano aconteceu nos dias de 2 a 6 de julho.
Não há cidade melhor para sediar o evento, com todo seu charme.

No Centro Histórico, onde o evento acontecia, o calçamento de pé de moleque nas ruas proporciona uma volta no tempo e a cada esquina, a sensação de descoberta de algo novo e encantador nos casarios coloniais. Os paratienses são bastante hospitaleiros e a mistura de pessoas de muitos lugares diferentes completa o clima alto-astral e cultural desta linda cidade.
Em sua 6ª edição, a festa literária foi comemorada com o show de abertura do cantor Luiz Melodia e com a palestra do crítico Roberto Schwarz sobre Machado de Assis, o grande homenageado da Flip.

Na Praça da Matriz, a principal praça da cidade, estava toda enfeitada com bonecos feitos por alunos das escolas municipais da cidade representando personagens de histórias infantis e de livros de Machado de Assis, e uma das reproduções mais interessantes era a da Casa Verde, do livro O Alienista. Tudo muito colorido e cheio de vida. Sem contar com as pequenas tendas montadas em que haviam cestos de livros infantis, para qualquer hora. Tudo colorido e cheio de vida.

As crianças também tiveram sua vez na Flipinha, que acontecia na parte da manhã e da tarde, com programação infantil, com dramatizações de livros de Machado de Assis, danças e cirandas e leitura de histórias. O mais legal disso é a maior parte das apresentações eram feitas por alunos de 35 escolas da cidade,desenvolvido por uma entidade que promove a Flip, despertando o interesse por literatura dessas próprias crianças e de muitas outras que assistiam.

A Flip é um evento bem democrático de diversificado; democrático porque além da Tenda dos Autores, onde acontecem as palestras, há a Tenda do Telão, onde eram transmitidas por telão, como o próprio nome já diz, possibilitando um número maior de espectadores, e com ingresso bem mais barato. Diversificado porque é possível discutir desde política e literatura até futebol, na mais perfeita harmonia.


Havia uma programação alternativa, a OFF Flip deixando os visitantes menos restritos às mesas de debate, com apresentações de uma orquestra de berimbau, sessões de autógrafos, lançamento de livros e shows por diversos locais da cidade, como pousadas e livrarias, e entrega de prêmios dirigidos a escritores brasileiros. Mas nem todas as atrações tiveram a ver com literatura, como rituais de xamanismo.

A Casa de Cultura da cidade também montou uma programação com saraus literários, mais palestras, leituras dramatizadas, apresentação de filmes e teatro.

Comparecemos ao lançamento do livro e DVD “ A Casa do Tom” mundo, monde, mondo. Vimos o filme e achamos tão bom que é uma das nossas dicas.

Outra experiência interessante foi a palestra do humorista, radialista e escritor David Sedaris, autor de “Eu falar bonito um dia” e “ De veludo cotelê e jeans”, levou o público a muitas gargalhadas e a uma longa fila para autografar seus livros, o que não parecia incomodar a quem estava nela ( inclusive nós), e mesmo assim seu bom humor pareceu amenizar os muitos minutos de espera.


O que ficou foi o interesse ainda maior pelos livros, pela música e pela cidade, que encanta pelas belezas naturais, os muitos lugares sempre de portas abertas e as pessoas que tornavam tudo mais bonito.




Pesquisa e fotografias realizadas na última Flip, em Paraty por: Ingrid Magalhães e Jessica Xavier

Essa é minha forma de amar

Existem respostas que não exigem perguntas. Bem como as palavras que foram ditas e as que não foram ditas...
Me faça te amar, te desejar outra vez; pra quem saber voltar ao teu colo e dormir sem me preocupar com as incertezas do amanhã.
Se não quiser me amar, corra para os braços de um outro alguém, mas seja feliz, que eu tomarei pra mim os teus sorrisos e os teus afagos, os teus braços e os abraços...


Leandro Marinho

Definição do amor

Amor é a descoberta de nós

mesmos nos outros e a alegria

desse reconhecimento.

(Alexander Smith)



Ser profundamente amado

por alguém dá força.

amar profundamente alguém

dá coragem.

(Lao-Tsé)

Poesia

Ser amado...

... é saber que alguém

se preocupa com você,

lhe dá carinho, atenção

e uma caminha bem

quentinha para dormir.

Amar não é aceitar tudo.

aliás, onde tudo

é aceito, desconfio que haja

falta de amor.

(Vladimir Maiakovski)


Pesquisa realizada por:
Jefferson Lourenço e Juliana Fernandes


Pensamentos

''Tudo de bom acontece, a pessoas com disposição alegre.''
(Voltaire)

''A felicidade consiste em ser feliz. Não em fazer crer aos outros demais que o somos.''
(Jules Renard)

''A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta, um objetivo.''
(Nietzsche)

''Alegria compartilhada é alegria em dobro. Tristeza compartilhada é tristeza dividida.''
(Provérbio sueco)

''A alegria não está nas coisas, está em nós.''
(Richard Wagner)

''Muitas pessoas que parecem estar lutando contra a diversidade são felizes; muitasoutras, em meio a grandes riquezas, são profundamente infelizes.''
(Tácito)

''O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção.''
(Antoine de Saint-Exupéry)

''O amor é um sentimento tão delicioso porque o interesse de quem ama, se confunde com o do amado.''
(Stendhal)


Pesquisa realizada por:
Jefferson Lourenço e Juliana Fernandes

Pense nisso

Ser feliz ...

Nos ouça, nos entenda

e principalmente nos

perdoe quando fazemos

uma coisa errada.

A felicidade

consiste

em continuar

desejando

o que se possui.

(Santo Agostinho)

Texto por Manuella Paiva

Carta à Morena

Há poucos minutos de um lugar paradisíaco, me vem uma sensação nova, a sensação de um local novo, de belezas estonteante ...Sede de se viver o novo e o esperado.
Passado os minutos, chega o local tão esperado, chega o local de belas praias e águas cristalinas, de povo pacato e ruas bonitas, de pessoas encantadoras e belos cenários.
Me vem uma nova sensação, a sensação de que um mundo novo está a ser descoberto.Ou melhor, não diria descoberto, mas apreciado por tantos encantos que surpreendem até a seu povo toa hospitaleiro.
Andando por suas ruas, me vem o cheiro de mar, cheiro de sol, cheiro de gente bonita e gente com um belo sorriso no rosto.
Tudo me surpreende tudo é tão novo, tudo é tão mágico, gente cor-de-jambo, há que beleza imensurável!
Pena que chega a hora, a triste hora de deixar as ruas com cheiro de flor de laranjeira, deixar as morenas cor-de-jambo, deixar o belo e o novo...Tudo ficará para trás, tudo ficará apenas na doce lembrança, na memória, nas histórias um dia contadas aos filhos e depois aos netos, foram sonhos, coisas que não posso levar comigo, mas tudo foi vivido com muita intensidade, com muita paixão!
Essa carta é dedicada à você morena, a morena que viveu dias inesquecíveis e sentimento imensuráveis, que em tua beleza hospitaleira e com traços marcantes, vi um amor... Um amor, uma paixão, uma história!
Morena à você está carta dedico, só para agradecer aos momentos, ao lugar, a flor de laranjeira.
E uma saudade ficou, a saudade de você!

Manuella Paiva