terça-feira, 17 de junho de 2008

Arcadismo

Arcadismo

Definição e histórico

A Europa passava por um processo de transição de pensamento por causa das idéias iluministas Deus deixou de ser o centro do pensamento, passando a ser a razão. O Arcadismo chegou ao Brasil através de estudantes recém chegados da Europa e trouxeram uma nova maneira de pensar que se traduzia na literatura.
O Arcadismo é um período que se caracteriza, principalmente na metade do século XVIII, tingido pelas artes de uma nova tonalidade burguesa. Têm espírito nitidamente reformista, pretendendo reformular o ensino, os atos, as atitudes sociais, uma vez que era uma manifestação artística de um novo tempo e de uma nova ideologia.
No Brasil, considerava-se como data inicial do Arcadismo o ano de 1768, em que ocorreram dois fatos marcantes: a fundação da Arcádia Ultramarina, em Vila Rica e a publicação de Obras, de Cláudio Manoel, um dos integrantes da Inconfidência Mineira.


Características

O Arcadismo é uma escola literária que valoriza a vida simples do campo e a natureza, bem longe das concentrações urbanas e do modo de vida capitalista, uma vez que a simplicidade trazia elevação espiritual e felicidade. A linguagem é simples e direta. O movimento foi inspirado na Arcádia, uma região lendária da Grécia Antiga. É também chamado de Neoclassicismo e seu precedente é o Barroco.


Principais autores e obras

- Cláudio Manoel da Costa destaca-se na poesia lírica e é autor do poema Vila Rica.

- Tomás Antônio Gonzaga destaca-se na poesia lírica e na sátira. Suas principais obras foram o Tratado de Direito Natural, Marília de Dirceu e Cartas Chilenas.

- Santa Rita Durão tem como sua obra principal o poema épico Caramuru.

- Basílio da Gama é autor do poema épico O Uruguai.

- Silva Alvarenga destacou-se na poesia lírica encomiástica.

- Alvarenga Peixoto também se destacou na encomiástica.


Análise de um texto

Lira 77- Marília de Dirceu

Tomás Antônio Gonzaga

Na primeira parte do poema, Dirceu demonstra não ter bens materiais, para oferecer à Marília, porque estes foram tirados dele, mas todo o sentimento que tem por ela compensa sua falta de riquezas materiais. Demonstra orgulho por ter sido um grande pastor em uma aldeia, dando a idéia que não importa a atividade que se exercer, mas sim o prazer que ela traz.
O sentimentalismo é expresso na estrofe em que Dirceu fala de vestes, onde valoriza o trabalho manual, que é feito com dedicação e carinho, ao contrário das “lãs e peles finas”, que são produzidas nas grandes cidades e só visam o lucro.


Pesquisa realizada:

Ingrid Magalhães; Jéssica Xavier; Juliana Fernandes

Nenhum comentário: