segunda-feira, 16 de junho de 2008

Barroco


O BARROCO


A palavra portuguesa barroco era originalmente utilizada para denominar pérola irregular, com imperfeições. Quem usou esse nome para designar a arte do período seis-centista foram aqueles que a criticavam pelo exagero e rebuscamento. Mas o nome Barroco é usado até hoje para designar o movimento que tem início na Itália no final do século XVI, cujas características, a princípio, aparecem com mais nitidez nas artes plásticas, principalmente na arquitetura, mas logo se manifestam em outros domínios artísticos, inclusive na literatura. Transportado para diferentes países da Europa, o Barroco se torna a marca artística do século XVII, em especial na Espanha dos “reis católicos”.


CARACTERÍSTICAS DO BARROCO

· Pessimismo;
· Desequilíbrio entre a razão e a emoção;
· Dualidade; contradição;
· Tendência à alusão (descrição indireta);
· Predomínio de figuras de linguagem como a metáfora, a antítese, o paradoxo, a hipérbole, o hipérbato.


TENDÊNCIAS DO BARROCO LITERÁRIO

São duas as tendências básicas do Barroco: Cultismo e Conceptismo. Embora constituam estilos diferentes, podem coexistir num mesmo autor ou até numa mesma obra. Há casos em que a distinção entre eles é muito difícil, se não impossível.

· Cultismo: Graças ao poeta espanhol D. Luís de Góngora, seu maior representante, este estilo também costuma ser chamado Gongorismo. Consiste na hipertrofia da dimensão sensorial (sonoridade e imagens) da obra literária. O autor cultista recorre exageradamente a metáforas, sinestias de toda ordem, aliterações, hipérbatos, antíteses, trocadilhos, neo-logismos estranhos... enfim, a um descritivismo rebuscado, tão rico quanto tortuoso. A obra cultista oferece-se como um espetáculo para os sentidos, chegando, muitas vezes, a obscurecer o entendimento (hermetismo).

· Conceptismo: Consiste na hipertrofia da dimensão conceitual da obra literária. Utilizando-se mais da razão dos sentidos, o autor conceptista cria raciocínios engenhosos, num refinado jogo intelectual de paradoxos e sutilezas lógicas. Enquanto o Cultismo é essencialmente descritivo, o Conceptismo é analítico. Considera-se o espanhol D. Francisco de Quevedo o mais representativo e influente autor desse estilo.


PRINCIPAIS AUTORES

BARROCO PORTUGUÊS:

· Francisco Manuel de Melo;
· Sóror Mariana de Alcoforado;
· Antônio José da Silva;
· Padre Antônio Vieira (1608-1697)

Antônio Vieira nasceu em Lisboa, mas já em 1614 mudava-se com a família para a Bahia. Estreou no púlpito (sermão pregado em 1633, na Bahia) um ano antes de sua ordenação sacerdotal. A partir de 1641 estava novamente em Lisboa, onde seria nomeado Pregador Real e Tribuno da Restauração. Entre o final de 1652 e o final de 1661, esteve no Maranhão, chefiando a missão jesuística. Sua ação foi decisiva para a promulgação da “Lei da Liberdade dos Índios”de 1655. A um homem tão brilhante e politicamente tão eficiente não poderiam faltar as perseguições: preso pela Inquisição, permaneceu recluso entre 1665 e 1668. Uma sentença do Tribunal do Santo Ofício cassou-lhe a palavra em 1667. Partiu então para Roma, onde ficou durante seis anos, conseguindo afinal que Clemente X o isentasse da Inquisição. Os últimos dezesseis anos de sua vida passou-os na Bahia, organizando suas obras para publicação. Morreu em Salvador em 18 de julho de 1697.

OBRAS DE VIEIRA:

· Sermões;
· Cartas;
· Histórias do futuro;
· Esperanças de Porugal.

BARROCO BRASILEIRO:

· Bento Teixeira;
· Manuel Botelho de Oliveira;
· Gregório de Matos Guerra (1636-1695)

Foi tão tumultuada a vida do poeta baiano que um biógrafo chamou- a de “vida espantosa”.
Como filho de senhor de engenho, Gregório pôde estudar em Portugal, para onde se mudou aos 14 anos de idade. Lá passou trinta e dois anos, prósperos e tranqüilos .
Retornou ao Brasil em 1682, nomeado para funções na burocracia eclesiástica da Sé da Bahia. Durou pouco no cargo, do qual foi destituído em 1683. Iniciou-se, então, a última fase de sua vida. O casamento com Maria dos Povos, a quem dedicou belíssimos sonetos, não impediu a decadência, social e profissional, do Dr. Gregório. Ficou famoso em suas andanças e pândegas pelos engenhos do Recôncavo. Mais famosas ainda eram suas sátiras. Talvez por causa delas, foi deportado para Angola, em 1694. Pôde retornar ao Brasil, no ano seguinte, mas para o Recife, onde morreu aos 59 anos de idade.


POEMA DE GREGÓRIO DE MATOS


Ó tu do meu amor fiel traslado
Mariposa entre as chamas consumida,
Pois se à força do ardor perdes a vida,
A violência do fogo me há prostrado.

Tu de amante o teu fim hás encontrado,
Essa flama girando apetecida;
Eu girando uma penha endurecida,
No fogo, que exalou, morro abrasado.
Ambos de firmes anelando chamas,
Tu a vida deixas, eu a morte imploro
Nas constâncias iguais, iguais nas chamas.

Mas aí! Que a diferença entre nós choro,
Pois acabando tu ao fogo, que amas,
Eu morro, sem chegar à luz, que adoro.


Obras completas. Salvador, Janaína, 1968.


Vocabulário:

Fiel traslado – fiel tradução, isto é, imagem fiel;
Prostrado – abatido;
Apetecida – desejada, intensamente cobiçada;
Penha – rocha, penhasco;
Anelar – desejar.



Matéria feita por:
Joana Pinho, Gabriela Wiler, Nayara Mendes.

9 comentários:

Unknown disse...

Vocês fizeram uma boa pesquisa! Agora é só trabalhar mais a questão da autoria. Nas próximas postagens quero encontrar o discurso de vocês.Bjs, Prof. Catia Valério

Unknown disse...

É muito ruim voces sao muito burros vcs tem que serem mais competemtes a pesquisa é ruim ela tinha que ser mais resumida agora eu to na aula de literatura e tenho que ficar lendo esta merda desse tamanho vou procurar outro site porque este é uma merda!
ass: euuuuuuuuuuu...2009

Anônimo disse...

essas informaçoes contidadas nesse contexto literario nao tem nada bem explicito ,bem subentendido me descupe mas,esta faltando mais lucidez para que nos possamos entender bem melhor a leitura...

Anônimo disse...

acho que vcs tentaram resumir o máximo, mais faltou os atalhos para possiveis dúvida. vlw

senhorita* disse...

tenho um trabalho sobre o barroco e esse site nao me ajudou em nada é realmente péssimo!!!

Anônimo disse...

Realmente, há pessoas mal agradecidas. A pesquisa me ajudou muito! Obrigada.

Anônimo disse...

nossa o trabaho esta muito bom mas tem pessoas muito mal agradecidas obrigado

Débora disse...

Pra mim ajudou obrigada q so faltou obras que Deus abencoe

Grazy nascimento disse...

Esta ótimo era exatamente o que eu estava procurando, mas as vezes o site nao é o que procuramos não é que as pessoas são mal agradecidas é que algumas são ignorantes mas nada demais se esse site serve pra alguns não é pra todos que tem que servir gente!!!